Bolsonaro e a cloroquina - Foto: Reprodução

Em entrevista a Dri Delorenzo e Renato Rovai, no Fórum Onze e Meia desta sexta-feira (11), o médico infectologista Marcos Caseiro desmentiu a ilação de Jair Bolsonaro, que declarou nesta quinta-feira (10) durante evento em Porto Alegre que os africanos não morreram de Covid-19 “porque lá tem malária e eram tratados com hidroxicloroquina”.

“Que ele [Bolsonaro] é um idiota, nós não temos dúvidas. Mas, ele é um idiota assessorado por idiotas. A malária que tem na África é só pelo Plasmodium falciparum. E hoje, o falciparum que circula na África é 100% resistente à cloroquina. Não se usa mais cloroquina na África, pois a malária que tem lá é resistente à cloroquina, que foi muito usada na década de 50”, explicou o infectologista paulistano, mas radicado em Santos desde a infância.

Bolsonaro fez a declaração durante evento de inauguração de nova ponte sobre o Rio Guaíba, quando voltou a defender o tratamento precoce da Covid-19 com hidroxicloroquina.

“O governo fez o possível. Não podemos atuar diretamente na questão do covid por uma questão judicial. Mas, desde o primeiro momento, falamos do tratamento precoce. Conversei agora com Ernesto Araújo, não temos notícia de nossos irmãos na África com grande quantidade de óbitos. E todos esperavam o contrário. Uma pessoa com deficiência alimentar pode ser mais vitimada. Mas por que não morreram? Porque lá tem malária e eram tratados com hidroxicloroquina. Precisa ser muito inteligente para entender?”, disse Bolsonaro.