Foto: Rene Dias/Arquivo Pessoal

Apesar dos recordes diários de casos, mortes e internações por causa da pandemia do coronavírus, uma parcela da população dá mostras de não compreender a gravidade da crise sanitária.

Aproximadamente 100 pessoas, entre elas comerciantes, protestaram contra o lockdown, nesta terça-feira (30), em frente ao prédio da prefeitura de São Vicente.

Diante do atual cenário da pandemia, o protesto não deveria ser contra o necessário lockdown. Os comerciantes deveriam, sim, reivindicar auxílio junto às autoridades para enfrentar a crise.

Durante o protesto, alguns manifestantes vestiam camisa com as cores do Brasil e usavam a bandeira nacional enrolada ao corpo, além de estenderem faixas pedindo a retomada das atividades comerciais na cidade.

Depois de três horas de mobilização contra o lockdown implantado pelo prefeito Kayo Amado (Podemos), assim como todos os outros prefeitos da Baixada Santista, comerciantes, em sinal de protesto, se deitaram no chão em frente ao Paço Municipal.

Liberdade

A prefeitura de São Vicente divulgou nota, na qual afirma que respeita a liberdade de manifestação da população. Ressaltou, ainda, que o prefeito Kayo Amado se colocou à disposição para receber, em seu gabinete, os representantes dos manifestantes, que não quiseram entrar na prefeitura.

A administração destaca, também, que o prefeito tem dialogado com a categoria desde o início das restrições, sendo que, nesta segunda-feira (29), recebeu no Paço Municipal o presidente da Associação Comercial (ACSV), Alcides Antoneli, entre outros representantes do setor, que apresentaram sugestões e propostas, que serão analisadas.