Foto: Reprodução

Mais dois tripulantes foram desembarcados nesta quarta-feira do navio Costa Fascinosa por suspeita de Covid-19. O desembarque seguiu todos os protocolos da Anvisa e atendeu as regras de quarententa, pelas quais somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência à saúde. A Anvisa deverá realizar uma nova inspeção a bordo do Costa Fascinosa assim que for iniciado o uso dos testes rápidos de Covid-19 que já estão na embarcação. Para que isso o navio ainda precisa apresentar um plano detalhado do procedimento que será seguido. A embarcação permanece com 755 tripulantes a bordo.

Os novos desembarques já foram comunicados para as autoridades competentes do município, do Estado e também para a autoridade portuária.

Com isso são nove os tripulantes já desembarcados do navio por necessidade de atendimento de urgência. Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19.

O número de casos suspeitos a bordo do navio Costa Fascinosa, até o momento, são de 31 tripulantes com sintomas. Na segunda-feira (30/3) eram 35. A redução se deve aos novos desembarques e aos tripulantes que não apresentam mais sintomas.

A embarcação está em quarentena desde o dia 19 de março e nenhum tripulante pode desembarcar do navio a não ser para atendimento de urgência em serviço hospitalar.

Na semana anterior tivemos sete pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar.

Histórico
Ontem, terça-feira (31/3) a Anvisa já havia estabelecido uma série de determinações que devem ser cumpridas a bordo do navio Costa Fascinosa. As exigências são resultado da inspeção que técnicos da Agência fizeram nesta segunda-feira (30/3) a bordo do navio e já foram enviadas para a empresas responsável pelo navio.

A situação do navio está sendo monitorada pela Anvisa diariamente. Ainda não há nova inspeção agendada e isso vai depender da evolução dos casos a bordo.

O prazo de quarentena de 14 dias começou a contar novamente nesta segunda-feira após o surgimento de casos sintomáticos a bordo. A contagem da quarentena recomeça a cada vez que um novo caso surge. Na prática significa que o período de bloqueio da embarcação segue em vigor e não tem prazo exato para acabar.

Conforme a legislação em vigor, o desembarque nestas condições é permitido somente em caso de necessidade de atendimento hospitalar.

Até o momento dois tripulantes do Costa Fascinosa que desembarcaram pra atendimento hospitalar deram positivo para Covid-19.