Foto: Divulgação/PMS

A maior parte dos municípios da Baixada Santista decidiu ampliar, já a partir desta quinta-feira (18), a vacinação de reforço contra a Covid-19. A medida vale para todas as pessoas com mais de 18 anos que já receberam duas doses ou dose única.

As prefeituras seguem posicionamento do governo do estado de São Paulo, que liberou para esta quinta a terceira aplicação para quem recebeu duas doses há pelo menos cinco meses. A orientação é do Ministério da Saúde.

São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Itanhaém seguirão essa linha de atuação. Guarujá, no entanto, diminuiu o intervalo e quem completou dois meses de imunização completa pode receber a terceira dose.

Em contrapartida, Santos, Bertioga, Mongaguá e Peruíbe ainda não ampliarão o público para a terceira dose, de acordo com reportagem de Maurício Martins, em A Tribuna.

O governador João Doria (PSDB) anunciou, na quarta (17), a nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI), que segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A terceira dose era recomendada somente às pessoas com mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses.

Após a alteração na regra, 710 mil pessoas em todo o estado passam a ficar aptas a receber a terceira dose. Até o momento, 3,6 milhões de pessoas tomaram a dose adicional no estado.

Sem escolha

O imunizante usado para a terceira dose será o que estiver disponível no posto de saúde: Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca.

Quem tomou a dose única da Janssen deverá tomar a segunda depois de oito semanas e, após cinco meses, poderá receber a terceira dose.

Para a imunização, os adultos precisarão levar ao posto de saúde o comprovante com o esquema vacinal completo, além de documento pessoal e comprovante de residência.