Foto: Isabela Carrari/PMS/Arquivo

Enquanto o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou o adiamento do Carnaval em 2021, em consequência da pandemia de coronavírus, em Santos, a definição sobre a realização ou não do evento ficou para setembro.

Em nota publicada em sua página do Facebook, A Liga Cultural Independente das Escolas de Samba de Santos (Licess) divulgou uma nota, na qual estabelece o mês de setembro como prazo final para tomada de decisão em relação à realização, adiamento ou cancelamento do Carnaval 2021.

O mês foi definido em conjunto durante reunião entre a Liga, a prefeitura e a Secretaria de Cultura de Santos.

“Primeiramente, entendemos que, apesar do momento delicado, a questão é pertinente. Ainda que alguns teimem em menosprezar e distorcer a natureza de nosso evento, que cresce em estrutura, qualidade e repercussão a olhos vistos, estamos diante de uma cadeia produtiva que mobiliza atualmente 17 comunidades, além de fornecedores, patrocinadores e centenas de profissionais e voluntários, desde a criação até a transmissão dos desfiles”, diz um trecho da nota, assinada pelo presidente da Licess, Ditinho Fernandes, em nome da diretoria.

“Debater a situação é, portanto, demonstrar respeito e empatia por todas essas pessoas, para que elas possam se preparar para qualquer desfecho, inclusive uma retomada somente em 2022. E também dar satisfação a todos aqueles que apreciam, frequentam e participam do dia a dia das Escolas de Samba, que não só representam um patrimônio cultural do país, como têm demonstrado importante capacidade de mobilização no enfrentamento da pandemia da Covid-19”, destaca.

Alternativas

“Estaremos empenhados em monitorar, avaliar e propor alternativas para que, independente do que for decidido, as consequências possam ser assimiladas a curto, médio e longo prazos pelas agremiações, comunidades e demais envolvidos em nosso grandioso espetáculo. Os canais da Licess, por sinal, seguem abertos para sugestões e debates”, acrescenta a nota da entidade.

https://www.facebook.com/ligasantoslicess/photos/a.109657967180836/183450713134894