Foto: Jorge Araujo/Fotos Públicas

A companhia aérea Latam anunciou, nesta segunda-feira (10), que foi obrigada a cancelar 111 voos marcados até o dia 16 de janeiro. O motivo é o aumento significativo de casos de Covid-19 e de gripe, o que levou ao afastamento de um grande número de funcionários da empresa.

A quantidade de voos cancelados representa 1% do total de voos domésticos e internacionais previstos para janeiro de 2022.

A empresa divulgou uma nota, na qual afirmou que “lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade”. Além disso, recomendou que os clientes verifiquem as projeções para os respectivos voos no site da empresa, antes de se dirigirem a um aeroporto.

Os clientes podem mudar as datas das viagens canceladas por intermédio do site da Latam, sem multa ou diferença de valor. Há, também, a opção de pedir reembolso da passagem.

Outra companhia aérea, a Azul, divulgou, nesta segunda (10), que alguns voos de janeiro precisaram ser reprogramados em consequência do “aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes”. Porém, a empresa não especificou a quantidade de mudanças.

As ocorrências de afastamento médico aumentaram 400% na Azul em janeiro. “Casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves – e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo”, disse a Azul. As informações são da CNN Brasil.

Média móvel de casos de Covid no país aumenta mais de 300% em relação à semana anterior

O Brasil registrou, neste domingo (9), 44 mortes em consequência da Covid-19, em 24 horas. A média móvel de casos no país é de 32.954 em sete dias.

O número representa um crescimento de 10,9% em relação à média móvel de sábado (8) e um aumento de 328,8% em relação à média móvel da semana anterior (27/12 a 2/1).

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) obtidos junto aos governos estaduais.

Segundo acompanhamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), trata-se da maior média móvel no número de casos no país desde 7 agosto de 2021, quando o Brasil registrou 33.417 novos casos da doença.

O país contabiliza, até atualização mais recente, 619.981 mortes pelo coronavírus e 22.523.907 casos confirmados da doença.

Com informações da CNN Brasil