As eleições presidenciais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) serão pela internet. Isso foi o decidiu o desembargador Nery Junios, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O pedido partiu do candidato de oposição o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves que justificou sua atitude em razão da pandemia de Covid-19 que atinge todo o País.

“Não se trata de interferir no órgão administrativo do CREA de São Paulo, mas sim de preservar o bem maior da saúde pública e prevenir a ocorrência de um erro grosseiro. O Tribunal e o Desembargador Relator tomaram a melhor decisão”, afirmou José Manoel.

José Manoel entrou com a ação- Foto: Divulgação

A eleição acontece de forma unificada em todo o país. O pleito está previsto para o dia 15 de julho, depois de ter sido adiado pela Comissão Eleitoral Federal do sistema CONFEA/CREA, em razão da pandemia que atinge o mundo.

Para o candidato, o ideal seria que as eleições fossem adiadas, porque atualmente as pessoas estão muito preocupadas com questões de saúde.

“A tutela à saúde pública tem sido objeto de deliberação pelo CNJ. Os tribunais estão prorrogando o teletrabalho para contenção do novo coronavírus. Portanto invocamos, também, estes argumentos que nos são favoráveis”, afirmou. “Com o adiamento ou sem, temos que nos acostumar com o novo normal: as eleições pela internet são uma solução compatível com os profissionais da engenharia e agronomia, acostumados com a tecnologia.”, declarou.