Representação do Sars-Cov-2, o vírus da Covid-19 - Foto Pixabay

Médicos estadunidenses suspeitam que um menino de 14 anos, que mora na Califórnia, desenvolveu psicose após infecção por Covid-19. Daniel Salinas começou a sofrer de problemas psiquiátricos um mês depois de contrair o coronavírus em uma festa de aniversário.

A partir do fato, especialistas de vários países têm monitorado o fenômeno, pois médicos já alertavam que distúrbios de humor poderiam estar ligados à Covid, de acordo com informações da coluna Crescer, em O Globo.

Os pais do garoto afirmaram à imprensa dos Estados Unidos que ele ainda está se recuperando da infecção. Na ocasião, 15 integrantes da família no Condado de Orange foram infectados.

Wilma Singh, mãe de Daniel, notou alterações no comportamento do filho logo que ele começou a se recuperar da Covid.

“Eu senti como se ele tivesse aquela enxaqueca forte, dormiu e acordou uma pessoa diferente, alguém que está mais agitado, com raiva, ansioso… o oposto do meu filho”, destacou.

No dia seguinte, o irmão mais novo do jovem telefonou para a mãe em pânico e avisou que Daniel estava “agindo como um louco”, além de falar sozinho.

O garoto foi encaminhado às pressas para atendimento médico e, em seguida, transferido para o Hospital Infantil do Condado de Orange.

Testes

Lá, os médicos realizaram vários testes na busca por entender as razões da mudança repentina de comportamento. O doutor Michael Daignault afirmou que o caso de Daniel era incomum, pois embora ele já tivesse visto “psicose de Covid” antes, geralmente ocorria em adultos que sofriam da infecção longa.

Em entrevista à CBS, Daignault declarou que os profissionais de saúde estavam aprendendo com Covid diariamente, mas sabiam que a psicose era possível em crianças.

“Eu acho que seus cérebros são apenas mais suscetíveis à inflamação no sistema nervoso central, que está levando a esses casos de psicose em crianças”, explicou.