João Doria - Foto: Governo do Estado/Divulgação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar em coletiva às 12h45 desta sexta-feira (22) que todo o estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista, entrará na fase vermelha do plano de contenção do coronavírus, todos os dias, a partir das 20 horas e também aos finais de semana. A medida ocorre após inúmeros casos de aglomerações nas festas de final de ano.

A fase é a mais restritiva do plano e decreta o lockdown (confinamento), com o fechamento de bares, restaurantes, shoppings e todo tipo de serviço não essencial entre às 20 horas e a manhã do dia seguinte – ainda não há definição certa do horário.

A restrição deve incluir feriados, como o do próximo dia 25, aniversário da capital paulista. Durante os finais de semana, a restrição se dará também durante o dia.

Além disso, ao menos três regiões do estado – Bauru, Franca e Presidente Prudente – devem se juntar à de Marília na fase vermelha, em razão das altas taxas de contaminação, com o funcionamento apenas de serviços essenciais.

As regiões de Araraquara, Barretos e Campinas vão retroceder da fase amarela para a fase laranja, a segunda mais restritiva.

Avanço

Em 21 dias de janeiro, São Paulo teve aumento de 42% nos casos de contaminação e 39% no número de mortes pelo coronavírus, em comparação ao mesmo período de dezembro.

No período, 1.100 pessoas morreram de Covid-19 e outras 62 mil foram contaminadas. No total, São Paulo registrou desde o começo da pandemia no estado, em fevereiro de 2020, 1,66 milhão de casos e 50,6 mil mortes.