Duas mortes foram registradas em Itanháem por afogamentos - Foto: Divulgação

A prefeitura de Itanhaém divulgou, nesta segunda-feira (25), o Plano de Retomada das Atividades Comerciais. A estratégia do município é flexibilizar o retorno das atividades não essenciais aos poucos, em três fases, a cada 14 dias, depois de o governo do estado anunciar o fim da quarentena por conta do coronavírus.

O ritmo de reabertura pesará fatores como estabilidade na curva dos casos testados para a Covid-19, índice de isolamento e capacidade de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento à demanda.

“Poderemos passar de fase, permanecer caso os indicadores não permitam e, caso a população não tenha responsabilidade, retornar às fases anteriores”, declarou o prefeito Marco Aurélio Gomes dos Santos.

“Retomada econômica não significa vida normal retomada. Tem de se tomar todos os cuidados necessários, tanto sanitários quanto de isolamento, e permanecer em casa sempre que possível”, acrescentou.

Fase 1: Ênfase no atendimento individual ou de pequena aglomeração – duração de 14 dias.

– Manutenção dos serviços que constam nos decretos municipais.

– Abertura das atividades em galerias e congêneres, com limitação de acesso de um cliente por loja.

– Abertura de prestadores de serviço em geral (tais como imobiliária, engenharia, arquitetura, advocacia, contabilidade, turismo), desde que o local permita ventilação natural e com distanciamento entre os profissionais; os trabalhos possíveis de serem executados em home office devem assim permanecer, manter áreas comuns dos estabelecimentos fechadas ou de acesso restrito.

– Abertura do comércio varejista e atacadista, com a presença de funcionários trabalhando por turno e controle de entrada de clientes, de acordo com o tamanho do estabelecimento (respeitar distanciamento de dois metros entre clientes e funcionários).

– Empresas de todos os segmentos devem aumentar a frequência de limpeza de superfícies frequentemente tocadas (por exemplo, telefones, botões de elevador, computadores, mesas, mesas de almoço, cozinhas, banheiros, caixas registradoras, áreas de estar, contadores de superfície, balcões de atendimento ao cliente, bares, mesas/menus de restaurantes).

– Empresas de todos os segmentos devem considerar implantação de horas de trabalho escalonadas para reduzir a aglomeração no transporte público, durante o horário de pico de deslocamento e evitar aglomerações dentro das empresas (refeitórios, cantinas, espaços comuns) para trabalhadores cuja natureza da função não permita trabalho remoto.

– Instituições religiosas podem abrir com regras de distanciamento e utilizando 30% de sua capacidade, com recomendação de uso de máscaras, distanciamento de dois metros entre pessoas, manutenção de condições de higiene e etiqueta respiratória.

– Liberação da orla e faixa de areia das praias para atividades físicas.

– Os segmentos de estética, beleza e tatuagem poderão funcionar com atendimento em domicílio ou atendimento individual com hora marcada.

– Serviços de alimentação, como restaurantes, padarias e congêneres, com atendimento in loco com no máximo 30% da capacidade, devendo priorizar os serviços de entrega.

Fase 2: Ênfase na média aglomeração – duração de 14 dias.

– Mantidos os serviços da fase 1.
– Abertura das atividades de hospedagem (pousadas colônias e congêneres), com no máximo 50% da capacidade.

– Abertura das atividades em galerias e congêneres, com limitação de acesso de dois clientes por loja.

– Abertura de escolas de esporte, clubes e academias com regras de distanciamento e utilizando 30% de sua capacidade, com recomendação de uso de máscaras, distanciamento de dois metros entre pessoas, manutenção de condições de higiene e etiqueta respiratória.

– Instituições religiosas podem abrir com regras de distanciamento e utilizando 50% de sua capacidade, com recomendação de uso de máscaras, distanciamento de dois metros entre pessoas, manutenção de condições de higiene e etiqueta respiratória.

– Liberação das atividades de condicionamento físico (personal trainer), com recomendação de uso de máscaras, distanciamento de dois metros entre pessoas, manutenção de condições de higiene e etiqueta respiratória.

– Serviços de alimentação, como restaurantes, padarias e congêneres, podem atender in loco com no máximo 50% da capacidade, devendo priorizar os serviços de entrega.

Fase 3: Atividade próxima do normal, com ênfase na manutenção das medidas de higienização – duração 14 dias.

– Mantidos os serviços das fases 1 e 2.

– Abertura de escolas de esporte, clubes e academias podem abrir com regras de distanciamento e utilizando 50% de sua capacidade, com recomendação de uso de máscaras, distanciamento de dois metros entre pessoas, manutenção de condições de higiene e etiqueta respiratória.

– As pessoas devem evitar ficar muito tempo em locais com grande número de pessoas, devendo fazer uso obrigatório de máscaras e seguido rigorosamente todos os protocolos de saúde.

– Bares e casas noturnas podem operar com 50% ocupação.

– Cinemas podem abrir com regras de distanciamento e utilizando 50% da capacidade instalada com recomendação de uso de máscaras e escalonamento de poltronas.

– Instituições religiosas e todos os estabelecimentos comerciais ou de escritório podem abrir utilizando 70% da sua capacidade instalada, desde que mantenham as regras de etiqueta respiratória, higienização de mãos e ambiente para trabalhadores e usuários; permanece o estímulo ao uso de máscaras.

– Serviços de alimentação, como restaurantes, padarias e congêneres, podem atender utilizando 70% da sua capacidade instalada, mantendo regras rígidas de higiene.

Medidas de proteção.

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou proteja com o braço (nunca com as mãos) e higienize as mãos sempre após tossir ou espirrar.

– Evite abraços, beijos e apertos de mãos.

– Evite circulação desnecessária. Se puder, fique em casa.

– Lave suas mãos frequentemente até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

– Limpe e desinfete, diariamente e várias vezes ao dia, as superfícies frequentemente tocadas, como celulares, tablets, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, maquinas de cartão, banheiros, torneiras e pias.

– Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

– Mantenha uma distância mínima de cerca de dois metros de outras pessoas.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos.

– Não toque em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.

– Se estiver doente, fique em casa.

– Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.