Incêndio no Instituto Serum, maior fabricante de vacinas do mundo, na Índia - Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu o terminal 1 do Instituto Serum da Índia, na manhã desta quinta-feira (21). A empresa farmacêutica e de biotecnologia da Índia, fundada em 1966, é considerada a maior fabricante de vacinas do mundo, entre elas a AstraZeneca, usada contra a Covid-19. Cinco pessoas morreram.

As imagens estão sendo divulgadas nas redes sociais. Segundo informações da agência russa Sputnik, as causas do incidente ainda são desconhecidas. Os serviços de emergência já estão trabalhando para extinguir o fogo.

A informação inicial, não confirmada, é que o incêndio só atingiu dois andares do Terminal 1, onde está sendo construída uma nova fábrica. Bombeiros foram até o local para o controlar o fogo.

Fontes afirmaram à agência de notícias ANI que o incidente não afetará a produção das vacinas.

O ministério das Relações Exteriores da Índia anunciou, nesta terça-feira (19), que vai exportar a vacina contra o coronavírus produzida no país para seis nações. O Brasil não está na lista.

O imunizante será enviado para os vizinhos Butão, Bangladesh, Nepal e Mianmar e para as ilhas Maldivas e Seychelles, ambas no Oceano Índico. Há ainda a possibilidade de inclusão do Siri Lanka, Afeganistão e Ilhas Maurício.

https://twitter.com/MeghUpdates/status/1352192010073980928

O Instituto Serum está produzindo milhões de doses do medicamento Covishield, desenvolvido pela AstraZeneca e Universidade de Oxford.

O instituto também tem um acordo com a Novavax para o desenvolvimento de sua vacina na Índia e em diversos outros países.

Com informações da Sputnik