O Costa Fascinosa - Foto: Ronaldo Barreto

A Prefeitura Municipal de Pitangeuiras,na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, confirmou que uma idosa, de 69 anos, morreu em decorrência do coronavírus. A mulher foi uma das passageiras do Costa Fascinosa, que está atracado em Santos, e tem um surto da doença dentre seus tripulantes.

A vítima fatal e outras três pessoas participaram do cruzeiro, mas apenas o resultado da idosa deu positivo.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que todos os familiares e demais pessoas que estiveram no cruzeiro já cumpriram quarentena e todos os testes foram negativos. A morte foi confirmada em vídeo pelo prefeito de Pitangueiras Marcos Aurélio Soriano (vídeo abaixo).

A vítima participou da viagem que saiu do Porto de Santos e seguiu para Búzios (RJ), Salvador (BA), Ilha Bela (SP) e voltou para Santos, de 8 a 14 de março.

https://www.facebook.com/prefeituradepitangueiras/videos/554284265493287/?v=554284265493287

Na noite de 26 de março, a idosa apresentou falta de ar e foi atendida na Santa Casa de Pitangueiras, mas diante da piora do quadro clínico ela foi levada para a Santa Casa de Sertãozinho (SP). Com insuficiência respiratória, ela precisou ser entubada. Na sequência, teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.

Jaboticabal
Também na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Jaboticabal, mandou um grupo com mais de 100 pessoas no cruzeiro. A Reportagem apurou que dos 20 infectados por coronavírus na Cidade, 18 estiveram no Costa Fascinosa. Duas mortes, das três registradas no Município, são de pessoas que viajaram também no navio.

Na Cidade de Sertãozinho, existe uma morte de uma pessoa que teve contato com passageiros do Costa Fascinosa.

Costa
Procurada pela Reportagem do Folha Santista para se posicionar sobre a morte da passageira, a assessoria de imprensa da Costa Cruzeiros simplesmente repetiu o e-mail enviado anteriormente. “A Costa Cruzeiros está em constante colaboração com as autoridades locais e alerta que não se pode confirmar que o contágio ocorreu a bordo do navio Costa Fascinosa. A Costa reforça que o navio operou no país até o dia 17 de março sem nenhum caso de saúde reportado a bordo. A saúde e a segurança dos hóspedes e da tripulação são a principal prioridade da Costa Cruzeiros. Desde o início da emergência da Covid-19, a empresa adotou rígidas medidas de saúde para o embarque em seus navios. A bordo, os procedimentos sanitários também foram reforçados para garantir a máxima higiene e segurança”.