Foto: Divulgação/PMG

O município de Guarujá vai viabilizar mais 40 leitos na rede municipal de Saúde, específicos para tratamento do coronavírus. Serão implantados dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santo Amaro e outros 30, sendo 16 de UTI e 14 de enfermaria, na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Matheus Santamaria, a UPA Rodoviária.

Com isso, a oferta na rede pública crescerá quase 20%, ou seja, dos 192, passará a um total de 228 leitos de diferentes tipos destinados a pacientes da Covid-19.

Com esse aumento, Guarujá ficará com 71 leitos de UTI na rede pública, que estão sujeitos a constantes alterações, devido aos dados epidemiológicos da doença.

A previsão é de que os 40 novos leitos entrem em operação ainda no mês de junho.

Com a implantação do hospital de campanha, no dia 9 de abril, a demanda de pacientes com a Covid-19 vem sendo absorvida, o que, por outro lado, tem desafogado as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.

Readequação

Por isso, a Secretaria de Saúde fez o que chamou de readequação na estrutura de leitos na rede municipal, que anteriormente detinha uma oferta de 192 leitos (de UTI, enfermaria, observação e isolamento), passando, agora, a um total de 228 leitos específicos para o coronavírus em toda a rede pública, além dos leitos particulares.