Fotos: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá conseguiu mapear quais os bairros da cidade que apresentam maior incidência de casos do novo coronavírus. Nesta segunda-feira (27), o Pae Cará, no Distrito de Vicente de Carvalho, ocupava o primeiro lugar no ranking, com 21 pacientes infectados.

Na sequência, aparecem Enseada, com 18 contaminações, incluindo uma morte, e Astúrias, que registrou 13 casos confirmados e também um óbito.

De acordo com a prefeitura, esses dados auxiliam na compreensão de que o município está no estágio de contaminação comunitária. Ou seja, a preocupação principal deixa de ser a entrada do vírus por outros municípios ou países, mas, sim, a disseminação do coronavírus entre os moradores locais.

A iniciativa serve, ainda, para que o poder público saiba com precisão onde deve intensificar as ações e monitorar de perto os casos suspeitos, que têm aparecido nas unidades de Saúde dessas regiões.

Nas ruas

“A incidência populacional conta muito, além de estarem sempre muito movimentados, principalmente o Pae Cará e a Enseada. São locais onde as pessoas são frequentemente vistas nas ruas e, o que é pior, sem a proteção adequada”, afirma Marco Antônio Chagas, diretor de Vigilância em Saúde.

O mapeamento também mostrou os bairros onde o coronavírus provocou mortes, além de Enseada e Astúrias. São eles: Parque Estuário, Jardim Santa Maria, Perequê, Jardim Conceiçãozinha e Vila Áurea, com um óbito em cada.