Hygor Abreu/PMG

Em mais um feriado prolongado, o de Corpus Christi, na última quinta-feira (11) os bloqueios rodoviários instalados em Guarujá impediram que 2.445 veículos vindos de outras cidades entrassem no Município sem comprovar residência ou prestação de serviços essenciais. O número diz respeito ao período entre os dias 11 e 14 de junho, se somando a um total de 28.220 veículos impedidos desde o dia 22 de março, quando os bloqueios foram implementados.

Ao todo são sete bloqueios que funcionam 24 horas e estão montados tanto nas entradas do Município, quanto nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga. Os bloqueios aumentam a segurança dos munícipes em meio à pandemia da Covid-19.

Bloqueios
As vias totalmente bloqueadas com estruturas de concreto (tipo New Jersey), sem acesso à Cidade são: Rua Waldomiro Macário (acesso aos prédios da Dow Química), a Via Fassina (acesso ao Porto de Granéis e demais empresas) e a Avenida Tancredo Neves (acesso aos bairros Cachoeira, Vila Edna e Vila Zilda).

Existem, ainda, as barreiras sanitárias de fiscalização, que estão na Avenida Áurea Gonzáles Conde (acesso a Vicente de Carvalho), Rua Idalino Pinez (Rua do Adubo – acesso exclusivo de caminhões e ao Porto), Avenida Vereador Lydio Martins Correa (acesso à Enseada e Morrinhos) e Avenida Santos Dumont (na entrada principal da Cidade). Há, também, barreiras do tipo nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes apresentem comprovante de residência no Município ou comprovem exercício de atividades essenciais. Quem se recusar a retornar está sujeito a ter seu veículo removido ao Pátio Municipal, podendo ser conduzido ao Distrito Policial para lavratura de boletim de ocorrência, por violação ao Código Penal e ao Código de Trânsito Brasileiro.