Foto: Reprodução/Governo de SP

Além de afirmar que não seguirá o decreto de Jair Bolsonaro, que liberou a abertura de academias de ginástica, salões de beleza e barbearia, o governador do estado, João Doria (PSDB), anunciou a liberação de R$ 30 milhões para a Baixada Santista.

Esta verba será destinada à abertura de 350 leitos no litoral. Na avaliação do governo estadual, a Baixada é a segunda região mais impactada do estado pelo novo coronavírus. A medida foi anunciada, nesta quarta (13), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Conforme informou o tucano, serão 50 novos leitos de UTI e 300 leitos clínicos para o litoral. Os novos equipamentos serão abertos em Santos, Praia Grande e Itanhaém e os recursos estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (14).

Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional, declarou que o governo fez esses investimentos baseado em um estudo epidemiológico, realizado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), além do número de casos crescentes na região.

“A Baixada é a segunda região mais impactada do estado de São Paulo, seja em números absolutos de óbitos, em números absolutos de casos, com crescimento superior a 68% nesses dias que passamos de maio. Uma preocupação grande, um alerta que nós estamos dando ao longo das últimas duas semanas sobre esse crescimento na Baixada Santista”, destacou Vinholi.

“Crescimento agudo”

O secretário reforçou a importância do isolamento social e do uso de máscaras. “Estamos melhorando a taxa de ocupação com esses novos leitos na Baixada, mas a preocupação cresce e teremos um maio de um crescimento agudo ainda em toda a Baixada Santista”, acrescentou.