Foto: Marcello Casal Jr./EBC

O governo do estado deverá anunciar alterações nas regras que definem o “Plano São Paulo” de flexibilização da quarentena e das atividades econômicas.

A principal  mudança diz respeito ao índice mínimo de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para que um município passe da fase 3 (amarela) para a 4 (verde).

Como está hoje, para que uma cidade possa avançar para a zona verde, que permite a abertura de mais setores econômicos, deve ter sua taxa de ocupação de UTI abaixo dos 60%. Esse percentual deverá ser alterado para 70% ou mais.

Os motivos

Há duas razões para a mudança: nas cidades em que a pandemia vive momento de estabilidade, a ocupação de 70% não é tão grave, pois o número de casos tende à diminuição.

Além disso, com esta flexibilização, seria possível deslocar leitos de UTI exclusivos para Covid-19, que estão sem ocupação, para pacientes com outras doenças.

As alterações nas regras deverão ser anunciadas nesta segunda-feira (27) pelo governador João Doria (PSDB) e passariam a valer a partir do dia 31 de julho.

Com informações do Estadão