Foto: Divulgação/PMS

O governo de São Paulo, por meio do Centro de Contingenciamento do Coronavírus, classificou três municípios da Baixada Santista em estado de atenção, em consequência do avanço significativo de casos e internações por Covid-19. São eles: Cubatão, Guarujá e Itanhaém.

Dos três, Cubatão é o que aparece em pior situação, pois apresenta uma taxa de ocupação de leitos hospitalares, devido à doença, considerada alta: 76,5% das vagas estão comprometidas.

A prefeitura de Guarujá informou que a ocupação atual dos leitos de Covid-19 na rede municipal de saúde é de 47% em leitos de enfermaria e 40% de UTI. Itanhaém, por sua vez, não divulgou quantos leitos a cidade possui no total.

De acordo com os boletins epidemiológicos mais recentes, divulgados pelas secretarias municipais de Saúde, na noite desta terça-feira (1), a Baixada Santista registrava 70.837 infectados e 2.450 vítimas fatais do coronavírus, além de 4.107 pacientes com sintomas semelhantes aos da doença e 112 óbitos sob investigação.

Critérios de avaliação

O governador do estado, João Doria (PSDB), anunciou, na segunda-feira (30), quais são as 63 cidades de São Paulo que foram colocadas em alerta pelo governo.

O estado avaliou municípios com mais de 70 mil habitantes e com ocupação média de leitos maior do que 75%, ou que estejam registrando crescimento de mais de 10% em relação aos últimos sete dias com os sete dias anteriores. A partir desses cálculos, Cubatão, Guarujá e Itanhaém aparecem nesta lista.

Com informações do G1