Foto: Anderson Bianchi/PMS

Ao contrário do que desejavam os prefeitos da Baixada Santista, o governo do estado não anunciou a “promoção” da região da fase de transição para a fase vermelha do “Plano São Paulo” de combate à pandemia do coronavírus. Os municípios tinham a expectativa que o anúncio fosse feito nesta sexta-feira (23), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Como tem mantido o índice de ocupação de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 abaixo de 75% nos últimos dias, a Baixada estava, em tese, credenciada a avançar de etapa, pelo menos segundo os critérios do governo estadual. No entanto, não foi o que ocorreu.

“O que estamos fazendo, como o governador João Doria trouxe com transparência desde o começo, é acompanhar diariamente a evolução de cada região com as secretarias regionais de Saúde e os prefeitos. Hoje, temos quatro regiões com menos de 80%: Baixada Santista, Grande São Paulo, Piracicaba e Campinas. Com esses indicadores estariam na Fase Laranja, mas precisamos dar cada passo com calma”, declarou Patrícia Ellen, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico.

Revisão de fases

“Estamos trabalhando em três frentes, agora estamos revisando o funcionamento das fases laranja e amarela. Temos que viver uma etapa de cada vez. É sempre bom lembrar que às vezes é melhor dar um passo menor para não ter que retroceder depois”, acrescentou.

A nova classificação do “Plano São Paulo” está prevista para a próxima sexta-feira (30).