Teste de Covid-19 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil já registra casos de infecção simultânea de Covid-19 e gripe em dois estados, Rio de Janeiro e Ceará. A revelação foi feita um dia depois de Israel divulgar seu primeiro caso confirmado da chamada “Flurona”, ou “griporona”.

No Ceará, são três casos confirmados pelo governo estadual, todos em Fortaleza. Os registros foram em duas crianças de um ano, já recuperadas e em um homem de 52 anos, que não teve sintomas graves. Não se sabe qual a variante do Sars-Cov-2 infectou os pacientes. Os três tiveram infecção de influenza pela H3N2.

Segundo reportagem de Matheus Rocha, na Folha de S. Paulo, o caso no Rio de Janeiro foi de um adolescente de 16 anos, que testou positivo para as duas doenças em dois laboratórios. A Secretaria Estadual de Saúde não confirmou a dupla infecção.

Caso de “Flurona” em Israel

Médicos e cientistas israelenses confirmaram um caso de infecção simultânea de Covid-19 e gripe numa mulher de 30 anos, grávida e que deu à luz no Hospital Beilinson, em Petah Tikva. À ocorrência combinada de contaminação pelos dois vírus deu-se o nome de ‘Flurona’, um neologismo que une ‘Flu’, a partícula vocabular de ‘Influenza’, o vírus da gripe, com ‘rona’, de coronavírus.

Segundo as autoridades sanitárias do estado judeu, a paciente não estava vacinada contra o Sars-Cov-2 nem contra a gripe. Os informes dão conta de que ela passa bem e não apresenta sintomas graves, ainda que a haja uma preocupação de que a mulher não apresente uma evolução satisfatória para o problema.