Ilha Comprida registrou mais uma morte por coronavírus - Foto: Divulgação/Prefeitura

Uma família de Piracicaba, interior do estado, obteve na Justiça a liberação para entrar nas cidades de Iguape e Ilha Comprida, no Vale do Ribeira. O objetivo é passar a quarentena em uma casa de veraneio.

Uma das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus é a obrigatoriedade de as pessoas apresentarem comprovação de residência para passar pelos bloqueios nas entradas das cidades da região.

O impasse surgiu porque, para chegar à Ilha Comprida, onde se localiza a casa da família, é necessário passar por Iguape que, por meio de decreto, determinou que somente moradores com comprovação através de cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região podem entrar no município. A multa para o não cumprimento da medida é de R$ 5 mil, além de apreensão do veículo.

No caso de Ilha Comprida, somente veículos com placas das cidades da região ou moradores e trabalhadores comprovados da cidade podem passar pelos bloqueios.

Com este cenário, pai, mãe e filho estavam impedidos de entrar em Iguape e Ilha Comprida.

Reconhecimento

Vinícius Câmara Campos, juiz da 2ª Vara de Iguape, acredita que existem outras maneiras provar residência, além do cadastro no Cras. Ele reconheceu os documentos anexados ao processo pela família como comprovantes e acabou concedendo a liminar.

A prefeitura de Ilha Comprida disse que acata a decisão, mas seguindo protocolo. A família precisará se manter em isolamento social por 14 dias.

Com informações do G1