Foto: Isabela Carrari/PMS

O balanço final após o segundo dia da Expo Retomada, evento-teste realizado em Santos, pelo governo de São Paulo, que foi preparatório para o retorno das atividades econômicas no segundo semestre, apontou que um total de 1.492 pessoas, entre visitantes, expositores, autoridades e profissionais de imprensa, passaram pelo Santos Convention Center, na quarta (21) e na quinta (22).

A feira serviu para que as autoridades medissem a viabilidade para a realização de feiras de negócios, depois do período de inatividade imposto pela pandemia da Covid-19.

O evento foi marcado pela rigidez dos protocolos de segurança sanitária, que incluíram a realização de teste para Covid-19 na entrada – 1,5 mil antígenos foram cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde –, com circulação permitida apenas depois da confirmação de resultado negativo.

Entre todas as pessoas que compareceram, apenas uma testou positivo, sendo impedida de ingressar na área de exposições e orientada a se dirigir a uma unidade de saúde.

Protocolos

O cumprimento dos protocolos sanitários foi fiscalizado pela Seção de Vigilância Sanitária da prefeitura (Sevisa). Todos os participantes serão monitorados pela organização do evento, pelas próximas duas semanas, para identificação de possíveis contágios nesse período.

No total, a feira contou com 50 estandes, a maior parte de empresas organizadoras de eventos, hotéis, pousadas e flats. Ao longo de programação, foram realizados debates a respeito das expectativas e condições necessárias para o retorno seguro das feiras de negócios no estado de São Paulo.