Divulgação

No último dia 18, o presidente da Câmara Municipal de Cubatão Fabio Roxinho recebeu o ofício 152/2020, da Prefeitura da Cidade, com todas as despesas e gastos da Administração Municipal no combate à pandemia do coronavírus. Dentre os produtos e insumos listados, dois chamaram a atenção: dois contêineres-necrotério, ou seja, locais para abrigar pessoas vitimadas pela doença no Município. É a primeira cidade da região a contratar esse serviço. A Administração Municipal não respondeu aos questionamentos da Reportagem do Folha Santista.

Cubatão não tem mais vagas públicas para atendimento de pessoas contaminadas pela doença São 10 dez vagas na Unidade de Terapia intensiva (UTI) e 25 em enfermaria no Hospital Municipal. Na UTI, a lista de espera é de três pessoas por dia. O prefeito Ademário, apesar dos número oficiais, nega uma crise no setor. Quem precisa de cuidados intensivos estão sendo levado para o Hospital Emílio Ribas, em Guarujá, ou Guilherme Álvaro, em Santos.

No ofício, a Prefeitura informa que no processo 3688/2020 consta a despesa de R$ 187 mil para aluguel de dois contêineres-necrotério para a Cidade.

Reprodução

Caixa Térmica
Esse tipo de contêiner é uma caixa térmica, originalmente produzido para o transporte marítimo de produtos resfriados ou congelados. São produzidos em aço cortem, com o acabamento interno em aço inox, isolamento térmico de 10 cm de poliuretano e piso em barras em formato T. Desta forma o ar passa por baixo dos produtos e chega em cima até o evaporador. Esse fluxo do ar gera a troca de calor e mantém a temperatura necessária para manter os corpos em condições ideais. São altamente resistentes devido ao material utilizado. Também são hermeticamente fechados, o que os torna muito seguros. Também impossibilita a entrada de insetos ou qualquer tipo contaminação. Possuem compressor, condensador, entrada de ar, controlador externo e instrumento de expansão e evaporação interno. Eles trabalham de -25ºC até + 25ºC.

Casos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou nesta segunda-feira (25) o município tem 473 casos confirmados da Covid-19. Atualmente são 300 notificações suspeitas do novo coronavírus, investigadas e com acompanhamento da Vigilância Epidemiológica. São 41 pacientes hospitalizados, sendo 13 deles em UTI. Outros 294 casos foram descartados e 275 pessoas estão recuperadas (fim do isolamento social ou alta hospitalar).

A SMS registra 30 óbitos confirmados desde o início da pandemia na cidade; a Secretaria investiga ainda 5 mortes suspeitas de terem sido causadas pela Covid-19; até o momento, 12 óbitos foram descartados após teste do novo coronavírus.

Procurada
A Reportagem do Folha Santista entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cubatão e enviou as seguintes resposta: Quais são os motivos que levaram a Prefeitura a alugar dois contêineres necrotério no valor de R$ 187 mil? Por que esse aluguel? A Cidade precisa mesmo disso? É a única cidade da região que alugou esses contêineres? Não seria melhor destinar esse dinheiro à prevenção da doença ou criação de vagas de enfermaria e UTI na Cidade? Apesar de ter pedido mais tempo para enviar a resposta, a Prefeitura se calou.