Reprodução

Perto de 70 famílias que vivem na área próxima ao km 62,2 da Pista Norte da Rodovia Anchieta, no Jardim Piratininga, em Santos, foram intimadas pela Justiça, esta semana, desocupar a área considerada pública. Alguns moradores vivem ali há quase de 50 anos, mas como se trata de uma área pública, foi concedida à Concessionária Ecovias dos Imigrantes S/A e o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a reintegração de posse. As pessoas tinham um prazo de 30 dias para sair do local. Uma reunião conseguia adiar os efeitos da liminar.

Parte da área será utilizada nas obras de construção da Nova Entrada da Cidade Santos. Serão obras de remodelagem do tráfego de entrada e saída do Município.

O vereador Chico Nogueira, o deputado Luiz Fernando Teixeira, ambos do PT, representantes dos moradores do Jardim Piratininga, e o presidente da Ecovias, Rui Klein, participaram de um reunião em teleconferência nesta quinta-feira. “Ficou decidido na reunião que será feita uma petição solicitando a suspensão da liminar que determina a reintegração de posse da área, por ora, em razão da pandemia do coronavírus, e enquanto durar o decreto estadual de calamidade pública”, disse o vereador santista Chico Nogueira.

Nogueira ressaltou que foi aberto um canal de negociação e que, no futuro, apenas seis famílias tenham de ser removidas. “Vamos lutar para que essas famílias sejam indenizadas. As pessoas estavam desesperadas. Ganhamos tempo e nada vai ser feito com a faca no pescoço. Agora, os jurídicos da empresa e do associação vai fazer o documento”, afirmou o vereador.