Reprodução

Maria da Penha Batista Leite faz um tratamento intensivo para curar um câncer de figado no Hospital Guilherme Álvaro (HGA) em Santos. Internada desde o dia 31 de maio, a família tem uma preocupação a mais: a falta de consciência de funcionários do hospital na prevenção ao Coovid-19. No último domingo, uma recepcionista passou quase todo seu plantão sem usar a máscara de proteção, colocando em risco quem chega, sai ou acompanha os doentes no hospital. A direção do HGA lamentou o ocorrido e disse que foi “um caso isolado”.

De acordo com André Luiz França, filho de Maria da Penha, como no HGA existem casos de Covid-19, a família está fazendo uma operação de guerra para que a mãe não pegue a doença. “Ela tem câncer no fígado e começou a tomar o remédio da quimioterapia no dia 22 de maio. Depois de quatro dias, ela não conseguia comer mais, ficou tão fraca que mal anadava. Eu a trouxe no dia 31 para o Pronto-Socorro Guilherme Álvaro, onde determinaram a internação. Fizeram uma tomografia logo que ela chegou, identificaram uma pneumonia limpa, mas disseram que não era Covid-19. Agora continua internada tratando a pneumonia, que a deixou mais vulnerável ainda”, disse.

França ressaltou a preocupação com a mãe em razão do risco de pegar o coronavírus estando tão frágil. “Eu passei várias vezes pela funcionária da recepção (clínica médica) e ela estava sem máscara de proteção. Minha irmã também viu. Eu fotografei e fui falar com ela se não existe um protocolo de segurança no hospital. Ela disse que ia me processar”, afirmou. Ele revelou que a recepcionista atende pessoas o dia inteiro; pega documento e devolve e também crachás. “Depois que a fotografei ela colocou a máscara”.

Hospital
O Hospital Guilherme Álvaro lamenta o ocorrido neste domingo (7) e esclarece que se trata de um caso isolado, não condizente com a diretriz e recomendação do hospital quanto ao comportamento de seus profissionais e ao atendimento aos usuários. O hospital já está apurando a conduta por parte da colaboradora e ela será advertida quanto ao descumprimento das normas vigentes.

A unidade conta com material impresso educativo, com orientações quanto à necessidade do uso de máscara. A unidade está abastecida com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que atendem às normas técnicas de qualidade, como máscaras, luvas e demais materiais importantes para garantir proteção aos profissionais que estão na “linha de frente”. Todos estão orientados quanto ao uso dos materiais, procedimentos e cuidados necessários na rotina hospitalar.