Divulgação

Enquanto as prefeituras da região começam a liberar as atividades comerciais, a realidade parece que não é a mesma nas unidades de saúde da Cidade. A Reportagem do Folha Santista descobriu que o Hospital Ana Costa de Santos acaba de adquirir um contêiner frigorífico para acondicionar os corpos das vítimas fatais do coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

A Reportagem foi procurada por alguns funcionários do hospital relatando que eles estavam muito assustados com a chegada na unidade de saúde de um contêiner frigorífico e que tudo estava sendo feito sob absoluto sigilo.

Depois da Prefeitura de Cubatão que alugou dois para colocação de corpos, o Ana Costa é o primeiro hospital a adquirir o contêiner. Esse tipo de contêiner é uma caixa térmica, originalmente produzido para o transporte marítimo de produtos resfriados ou congelados. São produzidos em aço cortem, com o acabamento interno em aço inox, isolamento térmico de 10 cm de poliuretano e piso em barras em formato T. Desta forma o ar passa por baixo dos produtos e chega em cima até o evaporador. Esse fluxo do ar gera a troca de calor e mantém a temperatura necessária para manter os corpos em condições ideais. São altamente resistentes devido ao material utilizado. Também são hermeticamente fechados, o que os torna muito seguros. Também impossibilita a entrada de insetos ou qualquer tipo contaminação. Possuem compressor, condensador, entrada de ar, controlador externo e instrumento de expansão e evaporação interno. Eles trabalham de -25ºC até + 25ºC.

A assessoria de imprensa do Hospital Ana Costa confirmou a instalação do contêiner e enviou a seguinte nota: “O Hospital Ana Costa confirma a instalação de uma câmara frigorífica em suas dependências como solução preventiva e temporária de ampliação da capacidade normal de atendimento aos óbitos, diante da pandemia do coronavírus. Ela está amparada em rigorosos protocolos de biossegurança hospitalar e busca dar resposta à delicada situação que o momento exige, sem abrir mão do respeito e da seriedade na condução destes casos.