Foto: Divulgação/PMS

A pesquisa Epidemiologia da Covid-19 na Baixada Santista (Epicobs), que mapeia a extensão da doença na região, entra na quarta fase a partir desta quarta-feira (17). Em Santos, a coleta de testes rápidos nas residências começa às 9 horas.

O material para exame será colhido pelas equipes de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que estarão identificados com crachá e paramentados com equipamentos de proteção individual (EPIs). A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos na quinta (18).

Está prevista a coleta de 609 amostras na cidade. O objetivo do estudo, segundo seus coordenadores, é estimar, a partir dos resultados positivos, a quantidade de pessoas que já se infectaram pelo coronavírus.

Com esses dados e mãos, eles esperam que seja mais fácil nortear decisões na forma de conduzir o combate à pandemia, principalmente em relação à reabertura econômica.

Por se tratar de uma pesquisa científica, os voluntários são selecionados de forma aleatória, por sistema computadorizado, que indica sexo e faixa etária da pessoa.

Inicialmente previsto para ocorrer em quatro etapas, o estudo prosseguirá em Santos pelo tempo que for necessário. A metodologia será a mesma, com a realização de coletas a cada 15 dias para verificar a variação do índice de contaminação pela doença.

Para participar, o morador de Santos receberá um termo de consentimento livre. Ele também deverá ser esclarecido sobre a pesquisa e contará com um número de telefone para tirar dívidas. Caso aceite contribuir voluntariamente com o estudo, deve assinar o termo.

Questionário

Além da coleta do material para o teste, os participantes responderão a um questionário com informações pessoais, como sexo, idade, profissão e condições socioeconômicas como, por exemplo, se perdeu emprego durante a pandemia.

Imediatamente, as informações alimentarão um banco de dados, que também será considerado nas decisões futuras dos governos municipais no enfrentamento à Covid-19.