Foto: Reprodução

O estoque de vacinas da AstraZeneca, contra a Covid-19, destinado às pessoas que receberiam a segunda dose nesta segunda-feira (12), em Santos, acabou duas horas após o início das aplicações. O resultado foi a revolta de centenas de pessoas, além da formação de filas imensas no Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia.

A prefeitura havia reservado somente dois postos de vacinação na cidade para a aplicação das segundas doses do imunizante da AstraZeneca, em função das poucas disponíveis. Além do Rebouças, as vacinas foram disponibilizadas na Policlínica São Jorge/Caneleira.

Uma imensa fila foi registrada em frente ao Rebouças antes da abertura dos portões do ginásio. De acordo com o G1, somente 240 doses foram encaminhadas para este posto.

Pouco mais de duas horas depois do início das imunizações, os moradores receberam a informação da equipe de saúde de que as doses estavam no fim e apenas mais algumas pessoas receberiam a vacina.

Apesar da notícia, muitos moradores resolveram esperar no local por uma possível nova remessa. Uma multidão se formou em frente aos agentes de saúde e se revoltou com a falta de doses. Eles começaram a gritar pedindo pela vacina.

“Fiquei uma hora na fila pra você chegar pra mim e dizer que não tem vacina?”, gritou um dos moradores para os agentes de saúde, que tentavam explicar e acalmar a situação.

Os moradores também cobravam pela distribuição de senhas para que, as pessoas excedentes ao número de doses disponíveis, não precisassem esperar na fila sem necessidade.

Nova remessa

Depois da confusão, uma remessa de mais 75 doses foi recebida pelo posto de saúde e, em seguida, outra com 110 vacinas chegaram ao local. Porém, não foi o suficiente.

Foram distribuídas senhas para os moradores e o restante foi dispensado e deverá voltar ao posto de saúde quando novas doses forem recebidas pela cidade.

Em relação às longas filas, a prefeitura informou que foram entregues senhas aos cidadãos que esperavam para diminuir transtornos. A administração disse, também, que já entrou em contato com o governo estadual para solicitar as doses necessárias para completar o esquema vacinal de todos.

Assista ao vídeo: