Viaduto Santa Ifigênia durante a quarentena - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado de São Paulo registrou pela primeira vez desde o início da pandemia do coronavírus mais de mil óbitos por Covid-19 em apenas um dia. Segundo a Secretaria de Saúde, foram 1.021 mortes notificadas nas últimas 24 horas.

Com estes dados, o Brasil pode ter o dia mais trágico na história da pandemia no país, com a chance de superar 3 mil mortes em um dia.

Com as mortes registradas entre segunda e terça-feira, São Paulo atingiu 68.623 mortes por Covid-19.

O maior número até então no estado foi registrado na última terça-feira (16), quando houve 679 registros de mortes pro coronavírus. O número não significa, necessariamente, que todas as mortes ocorreram nas últimas 24 horas, mas, sim, que foram registradas no sistema do governo neste período.

Os dados da Covid-19 seguem em crescimento mesmo com as medidas mais rígidas de distanciamento social adotadas desde a última semana, quando o governo implantou a chamada fase emergencial, a mais rigorosa no estado até agora. É permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais, como alimentação e saúde.

Autoridades do estado acreditam que os números só apresentarão sinais de melhora daqui a uma semana.

O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, indicou, no entanto, que alguns estados tinham saído da situação de colapso.

Ocupação máxima

“Tivemos na sexta-feira uma ocupação máxima de leitos de UTI em 71 municípios do estado de São Paulo. Hoje, esse número baixou para 61. Ou seja, dez municípios tiveram um recuo no limite de sua assistência, mostrando que as questões relacionadas ao distancamento diminuíram a sobrecarga no sistema de saúde”, afirmou.

O neurocientista Miguel Nicolelis comentou o dado em sua conta do Twitter: “1021 mortes por COVID19 em 24h APENAS EM SP! Vou repetir para a FPF ouvir: 1024 ÓBITOS/24h só em SP Alguém tem qualquer dúvida que SP colapsou? Como é possível alguém em sã consciência ainda querer jogar futebol nestas condições?”.

Com informações do Globo