Governador Jorão Doria anunciou a quarentena a partir de terça-feira, dia 24- Reprodução

O Governo do Estado anunciou agora que os 645 municípios de São Paulo entram em quarentena de 15 dias a partir de terça-feira, dia 24 de março. Do dia 24 até 7 de abril, todo o comércio e os serviços essenciais terão que ficar fechados. Bares, cafés e restaurantes também ficarão fechados, mas podem fornecer alimentos pelo sistema de delivery (entregas). São Paulo registrou até o momento 15 mortes por coronavírus, além de 396 casos confirmados.

Já as padarias poderão ficar abertas, mas para venda de seus produtos. Refeições e lanches devem ser disponibilizados também no sistema de entrega.

Doria lembrou que a construção civil, as empresas de telemarketing, call-centers, bancos, lotéricas, supermercados e farmácias permanecem abertos, assim como as lojas para pets e veterinária.

O governador de São Paulo disse que ficou decepcionado e triste com a declaração do presidente Jair Bolsonaro que qualificou o coronavírus como uma “gripezinha” e com as críticas a alguns governadores de estado.

“Nós precisamos de um líder para enfrentar uma crise dessas, não alguém que minimize ou relativize uma questão tão grave. Fico triste, não sou um político profissional, mas, no momento, precisamos que de alguém que lidere e oriente os brasileiro e atenda às expectativas da população. Temos governadores e prefeitos e prefeitas no País que estão fazendo o que o Governo Federal não consegue fazer”.

Confira as novas medidas de restrição ao coronavírus divulgadas pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb , que devem ser adotadas a partir deste domingo (22):

1 – Acessos às cidades da Baixada Santista – diante da peculiaridade da região, por conta dos imóveis de veraneio, com o grande movimento de veículos que ainda estão se dirigindo à Baixada Santista, cada cidade realizará bloqueios estratégicos nos seus acessos, permitindo apenas aqueles que comprovem vínculo empregatício ou residencial. Será encaminhado pedido ao Governo do Estado para a realização de campanha de comunicação para que turistas não venham à região, e encaminhamento de pedido de triagem pelo Estado dos veículos no pedágio, preservando as excepcionalidades como profissionais de serviços essenciais, veículos de abastecimento, Porto e Polo Petroquímico.
2 – Comércio – fechamento total dos estabelecimentos comerciais, incluindo marinas, clubes, lojas de conveniência de postos de combustível, mantendo aberto apenas supermercados, feiras livres, venda de gás, postos de combustível, farmácias e estabelecimentos do ramo alimentício (estes devem manter as portas fechadas e funcionar apenas para delivery)
3 – Insumos – diante da dificuldade de compra de materiais necessários para hospitais e equipamentos de Saúde, solicitação de apoio do Governo do Estado para preferência na compra desses materiais para os municípios da região.
4 – Calamidade Pública – todas as cidades da Baixada Santista estão em estado de calamidade pública.