Foto: Divulgação/SIEEESP

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), o Centro do Professorado Paulista (CPP), o Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse) e a Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) ingressaram com ação civil pública na Justiça contra o retorno às aulas presenciais no estado de São Paulo.

A volta das atividades para reforço escolar está prevista para o dia 8 de setembro, apenas nas cidades que estão na zona amarela (fase 3) do “Plano São Paulo” de reabertura.

As entidades alegam que o retorno dos alunos às escolas pode provocar o avanço do contágio do coronavírus, além de colocar a saúde de crianças e profissionais em risco.

As escolas, públicas e particulares de São Paulo estão fechadas desde o mês de março com o objetivo de combater a propagação do coronavírus. De acordo com o governo estadual, 128 municípios apontaram a intenção de reabrir as escolas na próxima semana.

Liminar

A ação pede uma liminar para a suspensão da programação de volta às aulas durante a pandemia. Além disso, solicita que todas as escolas públicas e privadas continuem fechadas, atuando remotamente.

Com informações do Estadão