Foto: Susan Hortas/PMS

A enfermeira Almira Dias Marques, de 56 anos, foi a primeira moradora de Santos vacinada contra o coronavírus. Profissional do Pronto-Socorro da Zona da Orla e Intermediária, que foi transformado no Centro de Testagem da Covid-19, ela recebeu uma dose da vacina CoronaVac na manhã desta quarta-feira (20), no Complexo Hospitalar dos Estivadores.

Almira, que contraiu a doença em março de 2020, conta que teve apenas sintomas leves e se disse honrada em representar os colegas no início da campanha.

“Em nenhum momento, recuamos. Não tivemos dúvidas, nem medo. Sempre arregaçamos as mangas para fazer o melhor. As pessoas precisam crer que essa é a nossa grande estratégia de salvação, acreditando na ciência, que conseguiu isso com eficácia e agilidade muito grandes”, afirmou.

Nascida em Santos e formada em Enfermagem há 33 anos, ela também trabalhou no Hospital Guilherme Álvaro e na Vigilância Epidemiológica do município. Durante a pandemia, participou ativamente da criação do Protocolo Assistencial ao Paciente e do treinamento prático para coleta de Swab (secreção nasal para exames PCR) pela equipe de Urgência e Emergência.

O início da vacinação em Santos contou com a presença do governador João Doria (PSDB), do prefeito Rogério Santos (PSDB) e da diretora de projetos estratégicos do Instituto Butantan, Cintia Lucci.

Doses

Santos recebeu apenas 9.560 doses da CoronaVac, que chegaram na noite desta terça-feira (19), enviadas pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo.

A quantidade é suficiente para vacinar somente 39,8% dos profissionais da saúde que atuam na cidade, e que estão previstos no Plano Municipal de Imunização.

Além dos profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em clínicas de repouso, são prioridades nesta primeira fase de imunização os cuidadores que atuam nestes locais.