Costa Fascinosa - Foto: Ronaldo Barreto

A Costa Cruzeiros, proprietária do Costa Fascinosa, garante está atuando em cooperação com os canais diplomáticos, a Anvisa e companhias aéreas para planejar o desembarque dos tripulantes de forma segura do navio. A companhia está trabalhando para garantir aos tripulantes o retorno aos seus destinos de origem.

Hoje, a embarcação tem tripulantes de cinco nacionalidades. No domingo, 75 brasileiros que estavam a bordo do navio, atracado em Santos, desembarcaram. Eles fizeram o exame para COVID-19 e testaram negativo. A Costa Cruzeiros foi a responsável pela logística de retorno dos brasileiros às suas cidades de origem.

De acordo com a empresa todos os procedimentos de higiene e saneamento estão de acordo com as últimas diretrizes internacionais e visam preservar a saúde da tripulação. A condição de saúde está constantemente sendo monitorada pelo pessoal médico a bordo, em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras.

O Costa Fascionosa ainda permanece com 679 tripulantes a bordo da embarcação. Há cerca de 30 pessoas com suspeitas de Covid-19 e 10 já foram removidas para tratamento.

A Anvisa informou que não houve novos desembarques no Costa Fascinosa. Disse ainda que a equipe médica do navio permanece com quatro enfermeiros e um médico.

Zarpou

O Costa Fascinosa saiu do Porto de Santos, nesta segunda, para descarte de efluentes, mas retorna nesta terça-feira. A embarcação foi para alto-mar para tratamento de dejetos. Esse procedimento está sujeito a normas internacionais e tem de ser feito com toda a segurança.

Os navios seguem as orientações da Convenção MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), pelas quais os resíduos gerados a bordo dos navios são manipulados por meio de processos e tecnologias que permitem a coleta, o armazenamento e o posterior descarte em terra de maneira apropriada.

O esgoto e os resíduos são coletados e processados por meio de um sistema avançado de Purificação Biológica e Sanitária de Água e Resíduos, que ocorre por aplicação intensa de luz ultravioleta, e o efluente tratado é mantido em tanques. Tais procedimentos são rigorosamente controlados pela Anvisa.

Além disso, todos os navios possuem sistemas complexos de tratamento de água, descarte e reciclagem de lixo, tratamento de efluentes, segurança ambiental, além de sistemas eficazes de controle alimentar e certificações que atestam sua qualidade