Foto: Xinhua


POR REVISTA FÓRUM

O CoronaVac, um dos projetos de vacina contra o coronavírus que está sendo desenvolvido pela China, teve os resultados dos seus primeiros testes realizados em humanos divulgados nesta segunda-feira (15). Segundo a empresa Sinovac, responsável pelo produto, a vacina criou anticorpos em mais de 90% dos 743 voluntários que a tomaram.

No comunicado publicado nesta segunda, a farmacêutica chinesa também explica que o CoronaVac (nome provisório do produto) demorou entre 10 e 14 dias para criar os anticorpos, e assegura que não causou efeitos colaterais em nenhum dos voluntários – todos eles adultos com idades entre 18 e 59 anos.

A Sinovac iniciou o desenvolvimento da sua vacina em janeiro, e seus testes clínicos foram realizados no final de abril. A empresa também afirmou que realizará novas provas em humanos antes de considerar o produto pronto, e que acredita que ele poderia estar disponível para o público em geral entre os meses de outubro e novembro deste ano.

Em entrevista para a imprensa do seu país, no final de abril, pouco depois da realização dos primeiros testes clínicos, o investigador-chefe da Sinovac, Luo Baishan, disse acreditar que “temos um 99% de certeza de que o CoronaVac será bem-sucedido, e que estará pronto ainda este ano”.