Padre Javier está há 30 anos na Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Foto: Arquivo pessoal

Por Adriana Mendes*

Quem passar pela Ponta da Praia, em Santos, às 18 horas, irá se surpreender com o canto gregoriano de um barítono, vindo do alto de um prédio.

O padre Javier Mateo Arana, que nasceu há 81 anos em Bilbao, Espanha, começou a cantar da janela de seu apartamento, onde se encontra em isolamento, desde o dia 17 de março, quando o prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa, decretou, entre outras medidas restritivas por causa da pandemia do coronavírus, o fechamento de templos religiosos. Sacerdote há 55 anos, está há 30 na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

“Todas as tardes ele faz vídeos para os paroquianos. Está sendo bom para ele e maravilhoso para nós”, conta Telma Marques, coordenadora da catequese e na paróquia há 12 anos. “Isso está mantendo bem ativa a catequese, para não esmorecermos. Está nos dando uma força tremenda, quando termina suas reflexões com cantos. Ele ama cantar e canta divinamente”, completa Telma.

O padre Javier pretende continuar cantando enquanto durar a quarentena. “Cantar não foi uma ideia, foi uma inspiração”, resume o sacerdote.

*Adriana Mendes é jornalista, integrante dos Coletivos Vote Nelas e Mães na Luta, ativista pelo desarmamento.

https://www.facebook.com/glauco.braga.3/videos/1909847479140152/