Foto: Reprodução

Por Lucas Rocha, da Revista Fórum

A farmacêutica estadunidense Pfizer anunciou nesta quarta-feira (25) que enviou à Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) dados dos ensaios clínicos da BNT162b2, a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pelo grupo.

Segundo informações do Portal G1, a empresa começou o “processo de submissão contínua” de dados, mas ainda não pediu o registro formal da vacina. O objetivo dessa etapa seria o de acelerar os trâmites.

“Esse é um importante passo para que o imunizante esteja disponível no Brasil. A Pfizer disponibilizará todos os dados necessários para avaliação e estará em total colaboração com a Anvisa para que esse processo transcorra da melhor maneira e o mais rapidamente possível”, disse ao G1 a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine.

Armazenamento

A vacina, produzida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, é vista como uma das mais complexas para o Brasil, em razão da necessidade de armazenamento em temperaturas abaixo de -70° C. Ela também seria uma das mais caras.

Na última quarta-feira, a Pfizer concluiu os testes finais do imunizante e disse que iria buscar uma autorização para uso emergencial nos Estados Unidos.