Doses da CoronaVac - Foto: Governo de SP

A eficácia da CoronaVac, em casos graves da Covid-19 provocados pela variante Delta, está entre 69,5% e 77%. A informações foi divulgada em artigo publicado pela conceituada revista The Lancet.

O estudo, realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China, em parceria com a Escola de Saúde Pública da Província de Guandong, testou 10,7 mil voluntários, sendo grupos de pessoas não vacinadas ou imunizadas com a primeira ou segunda dose, de acordo com informações de Ingrid Oliveira, no Gizmodo.

Dos 10,7 mil pacientes infectados pelo coronavírus que participaram da pesquisa, somente 102 contraíram pneumonia. Desse total, 85 não tinham recebido vacina.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, declarou que “não houve nenhum óbito no grupo vacinado, portanto, isso é uma grande notícia. Demonstrando a efetividade da vacina da CoronaVac contra a variante Delta, que preocupa o mundo nesse momento”.

Risco menor

A pesquisa do CDC da China mostrou que não houve morte e a vacina provou ser eficaz para evitar casos graves. Cientistas vem alertando, ao longo da pandemia, que, mesmo as pessoas imunizadas, têm chance de ser infectadas pela Covid-19. Por isso, a função da vacina é diminuir o risco de complicações da doença.