Eduardo Paes - Foto: Reprodução

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou na manhã desta quarta-feira (11), em sua conta do Twitter, que teve que suspender a vacinação da primeira dose do grupo de 24 anos ou mais por insuficiência de imunizantes.

De acordo com Paes, a cidade só recebeu nessa manhã 37.962 doses. “Para vacinar grupo de 24 anos precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de 2ª dose”.

“Só lembrando: Rio com muitos casos de Delta e estoque do ministério é 11.2mi de doses”, disse ainda o prefeito.

A seguir, Paes pergunta ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB) se ele “não tem como mandar doses direto da coronavac para cá não? Sem intermediários, como você está fazendo com a Prefeitura de São Paulo?”.

Esta não é a primeira vez que Paes denuncia a falta de entregas de vacinas por parte do governo. No início de julho, ele postou: “essa semana, o Ministério da Saúde recebeu cerca de 7.5mi de doses de vacina (vejam abaixo) e até o presente momento não temos notícia de quando receberemos. Divulgamos nosso calendário de acordo com as chegadas informadas pelo ministério. Se não cumprirem corremos o risco de atrasar”, afirmou o prefeito pelo Twitter.

Doria denuncia boicote

Doria acusou no início de agosto, o governo federal, comandado por Jair Bolsonaro (Sem partido), de boicotar o plano de vacinação no Estado, enviando apenas metade das doses do imunizante da Pfizer que teria sido acordado.

“O Ministério da Saúde deixou de entregar 228 mil doses que estavam planejadas. Isso pode atrasar a vacinação de 228 mil paulistas. Uma vergonha”, escreveu Doria nas redes sociais.

O tucano afirmou ainda que “não aceitará boicotes do governo federal” e que tomará as “medidas cabíveis” contra Bolsonaro.

“SP não aceitará boicotes do Gov. Federal! Ontem recebemos metade das doses de vacinas da Pfizer previstas. O argumento é que SP está com a vacinação mais avançada. Estão punindo a eficiência da gestão de SP? Tomaremos medidas para garantir vacina no braço da nossa população”, tuitou.