Foto: Anderson Bianchi/PMS

O Centro de Testagem da Covid-19, da prefeitura de Santos, realizou, durante cinco dias de funcionamento, 7.971 testes rápidos para Covid-19, totalizando 182 resultados positivos. Somente nesta segunda-feira (18), foram 1.797 testes, com 32 diagnósticos da doença.

O atendimento é voltado aos moradores de Santos que apresentam sintomas da Covid-19, como febre, alterações respiratórias e perda de olfato e paladar, além dos servidores municipais da cidade e profissionais de áreas essenciais (saúde, segurança e desenvolvimento social).

É preciso apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência (no caso de munícipes sintomáticos) e comprovante funcional (crachá, holerite e similares), para os servidores municipais e profissionais das áreas essenciais.

O serviço no sistema drive thru foi montado na área externa do Mendes Convention Center, à Avenida Francisco Glicério, 206, e deve funcionar até sexta-feira (22), enquanto houver testes, das 8 às 14 horas.

O processo

Ao acessar a entrada do Mendes Convention, a pessoa realiza cadastro inicial e passa por aferição da temperatura (por termômetro de testa) e da oxigenação no sangue (oxímetro), além de entrevista de avaliação, sem sair do veículo.

O teste rápido, realizado em outro setor, é feito com a coleta de sangue após pequeno furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos, sendo informado por mensagem no celular (se a pessoa tiver) ou verbalmente pelos profissionais de saúde.

Quando confirmada a presença do vírus, é realizada a coleta de secreções das mucosas nasal e oral. As análises das amostras são feitas por testes moleculares de alta precisão, em laboratório particular contratado pela prefeitura. O resultado deste teste fica pronto em até três dias úteis, sendo informado pela policlínica do bairro onde mora a pessoa.