Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, recuou e anunciou, nesta quinta-feira (2), que o estado vai manter a utilização obrigatória de máscaras de proteção contra a Covid-19 em espaços abertos.

A decisão atende uma recomendação do Comitê Científico de SP, que levou em consideração o perigo proporcionado pela Ômicron, nova variante do coronavírus, que já registrou três casos confirmados no estado.

O tucano havia solicitado ao comitê no dia 30 de novembro uma nova avaliação a respeito do uso do acessório. Porém, a decisão de agora cancela o que havia sido divulgado pelo governo estadual em 24 de novembro, que liberaria a população de usar as máscaras de proteção em locais públicos a partir do dia 11 de dezembro.

“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população”, disse Doria.

Tucano aponta queda de casos, mas vai “optar pela precaução”

Em suas redes sociais, o tucano postou: “Atendendo recomendação do Comitê Científico, o estado de SP vai manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população”.

O Comitê Científico indicou que existem incertezas em relação ao impacto da variante Ômicron às vésperas do fim de ano.

Os períodos de Natal e Réveillon se caracterizam por provocar aglomerações, o que tende a facilitar a disseminação de doenças respiratórias como a Covid-19.