João Doria em entrevista coletiva - Foto: Reprodução/YouTube

Para evitar um colapso no sistema de saúde nos próximos 25 dias em razão do aumento do número de internações por Covid-19 no estado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), restringiu ainda mais a circulação de pessoas com novas medidas que serão impostas entre os dias 15 e 30 de março.

“Estou bastante triste em anunciar o que tenho que anunciar aqui. Mas, nossa prioridade, desde março do ano passado, foi preservar vidas”, disse Dória, antes de mostrar imagens de hospitais do estado com UTIs completamente lotadas (assista ao vídeo abaixo).

Segundo Doria, 53 municípios estão com 100% na taxa de ocupação de UTIs. “Lembrando que na segunda-feira nós tínhamos 31 municípios nesta situação”, comparou.

As novas restrições incluem o fechamento de igrejas e proibição de cultos, missas e quaisquer atividades religiosas, além da suspensão de todos os campeonatos esportivos, incluindo o futebol. Todo o estado também terá toque de recolher entre 20h e 5h.

Alguns serviços que estavam na lista dos considerados essenciais, como lojas de materiais de construção, foram excluídos e deverão permanecer fechados.

Também está proibida a retirada de alimentos e mercadorias em lojas ou restaurantes. Só serão permitidos o sistema delivery, de entrega. O teletrabalho tornou-se obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais.

Escolas

Todas as escolas públicas estarão abertas apenas para distribuição de merenda e comida. As escolas particulares só podem funcionar com, no máximo, 35% da capacidade. Os recessos de abril e outubro serão antecipados para o período de 15 a 28 de março.

Praias

No período de 15 a 30 de março, as praias do litoral Sul e Norte do estado deverão estar fechadas, seguindo as restrições impostas pela “fase emergencial”.

Desde o último sábado (6), todo o estado está na fase vermelha, considerada até então a mais restritiva pelo “Plano São Paulo”.

Veja vídeo: