Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

Nesta quarta-feira (24) o governo do estado de São Paulo deve anunciar o endurecimento de medidas de restrição para conter o avanço do coronavírus. Entre essas medidas, deve constar um toque de recolher das 22h às 5h em todas as cidades do estado.

A medida, de acordo com o jornal Estadão, foi defendida em reunião nesta terça-feira (23) pelo Centro de Contingência da Covid-19 e conta com o apoio do governador João Doria (PSDB).

O endurecimento das restrições vem em meio a alta dos casos de Covid no estado. Na segunda-feira (22), São Paulo registrou o maior número de internações em Unidades de Terapia Intensiva desde o início da pandemia.

Atualmente, quatro regiões do estado estão na classificação vermelha, isto é, a que aponta maior risco de contágio e requer mais restrições, seis estão na classificação laranja e 5 na classificação amarela, com medidas mais flexíveis, incluindo a capital paulista.

As novas medidas restritivas não preveem, entretanto, o fechamento de escolas, mesmo diante do fato de que há inúmeros relatos de contágios entre alunos, funcionários e professores e o fato de que professores da rede estadual estão em greve contra a reabertura.

Lockdown

Algumas cidades do estado já implantaram restrições mais duras por conta da explosão de casos de coronavírus, como é o caso de Araraquara, que impôs um lockdown total de três dias. Na semana passada, o governador João Doria chegou a elogiar o prefeito da cidade, Edinho Silva (PT), pela medida.

“O Edinho tem sido um extraordinário prefeito, disciplinado com relação às orientações que recebe do centro de contingência da Covi19. Uma pessoa com compaixão, suportando todas as pressões da sociedade, mas ele está agindo certo”, disse o governador tucano.

“A prioridade em Araraquara e do prefeito é proteger vidas. Parabéns, prefeito, pela sua atitude”, completou Doria.