Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Colaborou Marcelo Hailer

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (24), durante a coletiva de combate à pandemia do coronavírus, que professores e policiais serão vacinados a partir de abril.

A imunização de policiais começa no dia 5 de abril e a de professores, no dia 12. Porém, os educadores do ensino básico com idade de 47 anos ou mais terão prioridade.

O objetivo do governo de São Paulo é vacinar 180 mil pessoas da área de segurança e 350 mil da educação.

Serão imunizados profissionais que atuam desde a creche até o Ensino Médio, incluindo professores, diretores de colégios, inspetores de alunos e demais funcionários das escolas. “Essa vacinação vai atender a todos os profissionais das redes municipal, estadual e privada de educação, em todo o Estado de São Paulo”, prometeu o tucano.

Critérios de vacinação para profissionais da educação básica contemplados na primeira fase da campanha: prioridade a partir de 47 anos; educação infantil ao ensino médio; profissionais da rede estadual, municipais e privada.

Para profissionais da rede privada será exigido contracheque dos últimos dois meses para comprovação de vínculo com a escola.

De acordo com o secretário de Educação do governo estadual, Rossieli Soares, os 350 mil profissionais que serão vacinados na primeira etapa equivalem a 40% dos profissionais que atuam no estado.

Além dos policiais militares, os guardas municipais e bombeiros também estão no grupo que será vacinado a partir de 5 de abril.

Idosos

Durante a coletiva, foi anunciado, ainda, que a campanha de vacinação das pessoas idosas de 69, 70 e 71 anos, que estava prevista para sábado (27), foi adiantada para esta sexta-feira (26).