Foto: Agência Brasil

Por Marcelo Hailer, da Revista Fórum

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta segunda-feira (30), durante coletiva sobre os dados da pandemia, que todo o estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista, vai regredir para a fase amarela do “Plano São Paulo” de abertura da economia.

A decisão foi tomada por conta do crescimento do número de pessoas com coronavírus, logo após a realização do segundo turno das eleições municipais.

As medidas restritivas vão focar em bares, restaurantes, cinemas, entre outros estabelecimentos. Nesta terça (1), deve acontecer uma reunião entre o governo estadual de São Paulo com os prefeitos das regiões mais críticas: ABC Paulista, Baixada Santista e Sorocaba.

Cabe destacar que, ao longo da campanha, Bruno Covas (PSDB), que foi reeleito prefeito da cidade de São Paulo, e o governador Doria negaram a ocorrência da segunda onda, mesmo com os dados de internação mostrando o contrário, e optaram para tomar tal decisão depois das eleições com receio de que isso influenciasse no voto do eleitorado.

Foto: Reprodução/Governo de SP

Veja as restrições com a volta à fase amarela:

Shopping centers e galerias – Ocupação máxima de 40% da capacidade; horário reduzido para 10 horas. Comércios, serviços, salões de beleza e barbearias – Ocupação máxima de 40% da capacidade; horário reduzido para 10 horas.

Bares e restaurantes – Ocupação máxima de 40% da capacidade; horário reduzido para 10 horas; consumo local até 22 horas. Academias e centros esportivos – Ocupação máxima de 30% da capacidade; horário reduzido para 10 horas; agendamento prévio com hora marcada; permissão apenas de aulas e práticas individuais; aulas e práticas em grupo suspensas.

Eventos, convenções e atividades culturais – Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade local; obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados; Filas e assentos com distanciamento sendo respeitado; proibidos atividades com público em pé.