Foto: Governo do estado de SP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (9), durante coletiva de imprensa sobre a pandemia do coronavírus, que o estado irá aplicar quarta dose de vacina contra a Covid-19 em toda a população, “independentemente de recomendação do Ministério da Saúde”.

Sem revelar detalhes, Doria afirmou que a quarta dose seguirá o cronograma de vacinação. “Avançando na segunda dose, para que possamos iniciar a dose de reforço, a quarta dose, seguindo também uma ordem de faixa etária, como fizemos na terceira dose. Vamos adotar em São Paulo a quarta dose, independentemente de haver ou não recomendação do Ministério da Saúde”, declarou Doria.

Porém, o governador de São Paulo não deu uma previsão de quando a quarta dose começará a ser aplicada, mas disse que ela já está confirmada pelo comitê científico e que o estado está pronto para começar.

Ministério da Saúde ainda não decidiu sobre quarta dose

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou nesta semana que a pasta ainda não se decidiu sobre a aplicação da quarta dose.

“A área técnica tem discutido. A secretária Rosana [de Melo, da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19] conversou comigo na sexta-feira passada e disse que o grupo técnico ainda não avalia aplicar a quarta dose, mas, na prática, seria a dose de 2022”, declarou o ministro da Saúde.

“Quarta dose é uma grande indagação em termos de resultados científicos”

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o médico Alexandre Naime Barbosa, declarou em entrevista à CNN Brasil que ainda não há evidências sobre os resultados da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para a população geral e que o assunto ainda não está em discussão na comunidade cientifica.

“O que está sendo discutida é a quarta dose para a população mais vulnerável. Não está em pauta a quarta dose para a população geral que não tenha fatores evidentes de imunossupressão”, explicou Barbosa.

Além disso, Alexandre Barbosa também explicou que a aplicação da quarta dose para pessoas que não são imunossuprimidas ainda é uma grande indagação em termos de resultados científicos e que ainda são necessários mais estudos para se comprovar a necessidade de uma quarta dose de vacina contra a Covid.

Em dezembro, o Ministério da Saúde incluiu no cronograma oficial de imunização a quarta dose para pessoas imunossuprimidas.

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).