O navio Bárbara - Foto: Carsten Feldhusen/MarineTraffic.com

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o navio de carga Bárbara fique em quarentena no Porto de Santos até o dia 15 de maio. A medida foi tomada depois que dois tripulantes testaram positivo para o novo coronavírus.

A Anvisa havia sido notificada de que a embarcação solicitou atendimento médico. Os técnicos da agência realizaram inspeção a bordo e um tripulante com os sintomas teve resultado negativo para Covid-19. Entretanto, outros dois, sem sintomas, testaram positivo.

Por isso, foi suspensa a autorização para a embarcação operar e a Anvisa manteve, somente, a permissão para o navio permanecer no porto.

A agência orientou para o uso de equipamento de proteção individual (EPI) a qualquer pessoa que realizasse funções a bordo.

MSC Seaview

O navio MSC Seaview também está em quarentena, mas até o dia 14 de maio. Dez tripulantes foram identificados com a Covid-19, por intermédio de testes rápidos.

A empresa responsável pela embarcação vai aplicar testes do tipo PCR em toda a tripulação. Estes exames laboratoriais são os mais precisos.

O navio tem 615 tripulantes a bordo e todos devem ficar em isolamento, de preferência em cabines com varanda.

MSC Música

O MSC Música, por sua vez, termina sua quarentena nesta segunda-feira (4). O navio está no Porto de Santos com 296 tripulantes a bordo e foi colocado em quarentena porque um tripulante teve teste positivo para Covid-19. Trata-se de um indiano de 32 anos. Não há outros suspeitos no navio.