Divulgação/Diocese de Santos

A Diocese de Santos liberou a partir desta terça-feira, dia 14, a realização de missas nas igrejas católicas das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O processo será gradual e acompanhado de normas sanitárias rigorosas para evitar a propagação do coronavírus.

De acordo com o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, o funcionamento está condicionado às condições de cada paróquia. As celebrações virtuais devem ser mantidas. Ele aconselha que sejam realizadas mais missas durante o dia, para evitar aglomerações nos locais. Aponta que o distanciamento entre os fiéis precisa ser de 1,5m e que as portas das igrejas estejam sempre abertas para favorecer a ventilação.

As igrejas devem ter álcool em gela para higienização de mãos e não haverá água benta. Os bebedouros também estarão interditados. Nos intervalos entre as celebrações devem ser feita higienização. Os batismos, crismas e casamentos continuam proibidos.

Na Catedral de Santos, as missas serão a partir de quarta-feira, dia 15, também com transmissão pela internet. De segunda a sexta, elas acontecem às 17 horas, e no domingo em dois horários, 9 e 18 horas.