Foto: Ronaldo Barreto

Dois navios permanecem em quarentena no Porto de Santos/SP nesta quinta-feira (30/4). Os navios são o cargueiro Saldanha e o navio de cruzeiros MSC Música. Além disso o navio de cruzeiros Costa Fascinosa deve seguir realizando o desembarque de tripulantes para fazer a repatriação de sua tripulação. Pela manhã desta quinta-feira saíram seis italianos e um espanhol. Até a noite saem mais dez indonésios. 

O MSC Música está em quarentena até o dia 4 de maio. A embarcação está no Porto de Santos, com 296 tripulantes a bordo. A Anvisa monitora os dados de saúde da embarcação e determinou medidas de isolamento a bordo. Não há previsão de inspeção nos navio até o momento. Também não há indicação de desembarque de tripulantes do MSC Música.

O navio foi colocado em quarentena porque um tripulante teve teste positivo para Covid-19 após uma internação hospitalar para tratar um quadro de anemia.

O tripulante desembarcou no dia 20 de abril. No mesmo dia em que deu entrada no hospital foi feito um teste rápido de Covid que deu negativo para a presença do vírus.

Porém, para que o tripulante pudesse ter alta foi realizado um novo teste e, que desta vez, deu positivo para Covid-19. O tripulante é indiado e tem 32 anos. Ainda não está claro se o tripulante contraiu o vírus dentro do navio ou após o desembarque para atendimento médico pelo quadro de anemia.

Saldanha
O navio não registrou novos casos de Covid-19, mas permanece em quarentena até o dia 1º de maio. Esta é a data em que se completam 14 dias desde que um dos tripulantes da embarcação teve resultado positivo em teste rápido. O tripulante está em bom estado de saúde e foi o único entre os 20 tripulantes da embarcação que tiveram resultado positivo para a doença.

Costa Fascinosa
O navio está liberado da quarentena desde o dia 27 de abril. A empresa está autorizada a realizar desembarques para repatriação de tripulantes ou mesmo a deixar o litoral brasileiro. A decisão sobre desembarques ou sobre deixar o porto é da empresa marítima. Para esta quinta-feira há a previsão de 17 desembarques de tripulantes para os seus países de origem. Os tripulantes devem desembarcar em dois períodos: de 7 às 11h e de 10 às 20h.

Os desembarques são organizados com espaçamento de tempo suficiente para a realização de mais uma rodada de avaliação clínica de sintomas e os demais procedimentos aduaneiros e de imigração.

A empresa é responsável pela logística do transporte e voos dos tripulantes. Os tripulantes devem desembarcar e seguir em transporte próprio direto para o aeroporto.

Desembarques

5 de abril – 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação

11 de abril – 227 tripulantes filipinos deixaram a embarcação para retorno ao seu país por voo fretado.

28 de abril – 32 tripulantes desembarcaram no dia 28/4, sendo 5 com destino a Europa e 27 com destino às Filipinas.

30/4 – 17 tripulantes

O navio permanece com 403 tripulantes após os desembarques de quinta (30/4).

Histórico
O navio chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março.

Em 19 de março a embarcação foi colocada em quarentena.

10 pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência. O último desembarque por emergência aconteceu no sábado (4/4).

30 tripulantes tiveram teste positivo para Covid-19, sendo 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros 10 foram os que desembarcaram e também testaram positivo.

3 pessoas que desembarcaram para atendimento hospitalar vierem a óbito