Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por Henrique Rodrigues

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde que suspenda toda a temporada de cruzeiros deste início de 2022 no Brasil. A decisão de encaminhar o documento às autoridades federais ocorre depois de dois graves surtos de Covid-19 registrados nas embarcações MSC Diadema (atracada em Salavador, capital baiana) e MSC Splendida (retida no Porto de Santos).

O aumento nos casos de contaminação pelo Sars-Cov-2, o coronavírus que provoca a Síndrome Respiratória Aguda Grave, está relacionado à nova variante do patógeno identificada há pouco mais de um mês, a Ômicron, que segundo cientistas têm uma capacidade de transmissão muito maior que as versões anteriores do vírus.

O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a decisão que tomará com base nas orientações técnicas tomadas pela Anvisa, que estão de acordo com Lei 13.979/2020, que versa sobre restrições excepcionais e temporárias para entrada no país de viajantes, sejam por rodovias, portos ou aeroportos.

A recomendação da Anvisa vem em consonância com os últimos informes do Centers for Disease Control and Prevention – Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA (CDC), que subiu o alerta para casos de contaminação do nível 3 para o de número 4, o mais alto da escala, o que explica o grande volume de novos casos dentro de navios de passageiros que trafegam pela costa brasileira.

Navios retidos

O navio de cruzeiro MSC Splendida teve que dar meia volta no litoral de Santa Catarina e retornar ao Porto de Santos na madrugada desta quinta-feira (30), antes do previsto, para desembarcar mais de 70 passageiros e tripulantes contaminados com a Covid-19.

Os tripulantes foram encaminhados para um hotel, na região do Valongo, na cidade de Santos, onde ficarão em quarentena.

Atracado no Porto de Santos com 78 pessoas infectadas pela Covid-19, o navio MSC Splendida interrompeu o cruzeiro de 7 dias no final da tarde desta sexta-feira (31). Horas antes, o navio Costa Diadema, que estava na Bahia, teve o passeio suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por causa do surto do coronavírus.

A MSC Cruzeiros comunicou à Anvisa o fim da viagem após retornar às pressas do litoral de Santa Catarina para o Porto de Santos na madrugada anterior com 70 passageiros e tripulantes contaminados com Covid-19.