Ambulatório em Manaus - Foto: Prefeitura de Manaus

O Ministério da Saúde confirmou na manhã desta terça-feira (15) o registro de dois casos da nova variante do coronavírus no Brasil, que foi batizada de Deltacron. A nova cepa foi identificada pela primeira vez na França e combina as características da Delta e da Ômicron.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os casos registrados no Brasil são de moradores do Amapá e do Pará. “Nós monitoramos todos esses casos. Isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”, disse o ministro.

Questionado se a confirmação da nova variante é motivo de preocupação, o ministro Queiroga declarou que a variante requer monitoramento. 

“Essa variante é de importância e requer monitoramento. As autoridades sanitárias estão aqui diante dessas situações para tranquilizar a população brasileira. As medidas são as mesmas. Se eu tivesse que indicar uma medida, seria a aplicação da dose de reforço. Se você não tomou, procure a Unidade Básica mais próxima de onde você mora”, declarou Queiroga.

Nova cepa se espalha na Europa e na China

Por meio de suas redes, o pesquisador Miguel Nicolelis chamou a atenção para o fato de que a nova variante lidera os novos casos na Europa e na China.

Nicolelis também criticou as medidas de flexibilização que foram anunciadas recentemente.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).